PET

PET - Programa de Educação Tutorial do curso Serviço Social da Unesp Campus de Franca.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Extensão - CAPACITAÇÃO PARA A SELEÇÃO DO S.E.U. - Cursinho Popular da UNESP - Franca

Seleção Socioeconômica do Cursinho Serviço de Extensão Universitária
(S.E.U.) – UNESP - FRANCA

Uma das atividades de extensão é a seleção socioeconômica, a qual possui um histórico de parceria entre o grupo PETe o Serviço de Extensão Universitária (S.E.U.).
O cursinho popular tem um caráter diferencial dos demais, além de ser preparatório para o vestibular, busca suscitar discussões críticas acerca da atualidade, abordando temas relacionados á Educação, Cidadania, Política, entre outros.
O processo seletivo do cursinho é composto por três fases: prova objetiva (40%), análise socioeconômica (60%) e somatória das notas da 1º e 2º fase.
Os objetivos da seleção socioeconômica são: contribuir com o processo seletivo do S.E.U. sob a ótica do Serviço Social acerca da realidade social, política, econômica e cultural dos candidatos, com o intuito de ir além da análise documental apreendendo questões cotidianas numa visão ampliada; criar vínculo com a comunidade francana e proporcionar o contato dos estudantes da graduação aos instrumentais do Serviço Social.

Procedimentos da seleção socioeconômica

As reuniões de capacitação iniciam-se seis meses antes da seleção, composta por graduandos e profissionais, na qual é construído conjuntamente o instrumental a partir de discussões e questionamentos da atuação profissional conservadora, embasados na perspectiva do materialismo histórico-dialético, que orienta o Projeto Ético – Político da profissão.
Seguido da capacitação, são recolhidos os documentos dos candidatos aprovados na 1º fase (prova objetiva realizada pelo S.E.U.) e após a análise documental são realizadas entrevistas com os candidatos.
A entrevista permite aos graduandos se apropriar de um dos instrumentais do Serviço Social, tem como objetivo: informar, orientar, encaminhar aoutras instituições, conhecer melhor a realidade dos candidatos e esclarecer dúvidas. Todo esse processo estimula o aprendizado, aprimora a atuação profissional, possibilita o conhecimento da realidade social dos candidatos, além de otimizar o processo seletivo pela presença de estudantes e profissionais de Serviço Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário