PET

PET - Programa de Educação Tutorial do curso Serviço Social da Unesp Campus de Franca.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Extensão no LAR SÃO VICENTE DE PAULO

LOCAL: LAR SÃO VICENTE DE PAULO - FRANCA/SP.

(RE) INVENTANDO A VELHICE: A DIMENSÃO SOCIOEDUCATIVA COM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

O trabalho é realizado a partir de uma nova concepção sobre o processo de envelhecimento, no qual compreende-se o idoso numa perspectiva de totalidade, em constante processo de transformação e inserido numa sociabilidade de fenômenos complexos do real, a saber: modo de produção capitalista, desigualdade social, falta de acesso às políticas sociais.
A partir desta realidade nacional, a extensão volta-se à realidade local no sentido de problematizar o idoso no espaço institucionalizado, já que ainda se tem a visão de que as instituições de longa permanência devem ser para isolamento do idoso, os chamados “depósitos de velhos”. Este espaço é apropriado de forma a possibilitar que o idoso possa trocar saberes e experiências com outros idosos, viver em coletivo a fim de que possa compreender a importância das lutas sociais em comum, tenham espaços de criação e aprendizado numa perspectiva crítica.
O projeto trabalha com atividades socioeducativas e é desenvolvido no espaço da própria Entidade – Departamento de Promoção Vicentina – Lar São Vicente de Paulo na cidade de Franca-SP. A entidade presta atendimento a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que não reúne condições de manter-se e/ou a família. Busca-se construir com os idosos maior compreensão sobre o envelhecimento e seu processo, suas particularidades, peculiaridades.
Torna-se de total relevância trabalhar os aspectos socioeducativos dentro de uma Instituição de Longa Permanência, proporcionando interação entre os idosos. Para desenvolver o trabalho são utilizados recursos áudio-visuais, poemas, rodas de leitura, músicas, vídeos, depoimentos de idosos, a fim de discutir e (re) construir uma nova concepção da velhice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário