PET

PET - Programa de Educação Tutorial do curso Serviço Social da Unesp Campus de Franca.

domingo, 31 de outubro de 2010

Visita do PETSS à Casa Eliane de Grammont

Casa Eliane de Grammont


A Casa Eliane de Grammont foi criada em 09 de março de 1990, sendo o primeiro serviço público municipal do país deste tipo. É um centro de referência e atendimento integral às mulheres nos casos de violência doméstica e sexual. Oferece atendimento psicológico e de assistência social, como parte de uma política de prevenção e enfrentamento da violência contra as mulheres. Além de articular com outros serviços a construção de uma rede de atendimento às usuárias. Desta forma, tornou-se um modelo para implantação de serviços destes tipos em outras prefeituras, auxiliando na criação de centros semelhantes.

Além do atendimento direto à população feminina, a casa Eliane de Grammont vem procurando se capacitar também como um local de pesquisa, reflexão e elaboração de materiais (textos, cartilhas, dossiês e etc); e através da formação de um banco de dados sobre a violência praticada contra as mulheres atendidas pela casa. E também, um campo de estágio e formação para estudantes e profissionais de várias áreas.

A Coordenadoria Especial da Mulher e a Secretaria Municipal de Relações Internacionais vêm desenvolvendo uma relação de parceria com o Consulado Japonês cujo primeiro fruto foi a doação de R$91 mil em fevereiro de 2002 para reforma, ampliação e modernização das instalações na Casa Eliane de Grammont. A reforma já está em andamento e proporcionará a melhoria e a ampliação do atendimento às mulheres em situação de violência.

Quem foi Eliane de Grammont

Eliane de Grammont foi uma cantora assassinada por seu ex-marido alguns meses após a sua separação, em 30 de março de 1981, no Café Belle Époque, no bairro da Bela Vista, São Paulo. Este foi um dos casos mais importantes na mobilização das mulheres brasileiras em relação à violência contra a mulher.

* Rua: Dr. Bacelar, 20 - Vila Clementino
Tel.: 11 5549-9339/ 5549-0335
Atendimento com horário marcado das 8hs às 18hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário